quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sopa de achigã

Na roda de amigos do fim da tarde, foi anunciado que o “lavrador” de Castro da Cola, vizinho da Barragem de Sta. Clara, iria trazer achigãs para um dos amigos …
Então e nós ? Pois, pois … e nós? perguntaram outros …em coro !
Contactado o “lavrador”, logo garantiu que o pescador (o campeanito lá da zona) reforçaria o abastecimento … Bom, estava “a andar” a sopinha de achigã … Com o habitual espaço MM e o MasterChef disponíveis … era só marcar dia e hora !!


 
Lindos exemplares !!! e que trabalheira escamar e arranjar os bichos ...
Como se vê, estão salpicados com sal grosso e sumo de limão.
O resto? bem é fácil !!!!
Tacho de tamanho adequado. Cebolas ás rodelas finas, alhos cortados em lamelas, pimento verde em tiras finas, 1 folha de louro. Regue com bom azeite e em lume moderado deixe ir refogando até a cebola estar bem translúcida. junte tomate maduro bem picado e deixe desfazer. Junte água quente suficiente para a sopa, retire a folha de louro e junte um ramo de poejo e uns raminhos de hortelã da ribeira. Veja o sal e um pouco de picante a seu gosto. Quando voltar a ferver junte o achigã. Corte fatias de pão caseiro duro para terrina com tampa. Coloque por cima as postas do peixe e regue com o caldo de forma a embeber o pão e ficar ainda com caldo. Tape a terrina e aguarde pelo menos 5 minutos antes de servir.

hortelã da ribeira
Se estava bom ???   Podem crer !!!
e... se não comerem tudo e se sobrar caldo ... amanhã, a gente volta p`ra massinha !!!!!

1 comentário:

emilio disse...

MAIS UMA!!!!
nova receita, entre muitas outras, que ao longo deste período de tempo, tem vindo sempre a compartilhar com todos nós,e que desde já agradeço(em nome de todos aqueles que visitam este blogue)desta vêz o rei foi o peixe de água doce o ACHIGÃ.
pois caro amigo,os convivios são sempre bons,o que é preciso, é não se cometer excessos,afinal, o saudavel convivio entre amigos, é parte integrante da vida e é das poucas coisas bôas que vamos tendo.
Continuo deixando-nos com água na boca,nós agradecemos e vamos registando o que de bom se convive e se faz por aí.
Xau...