quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Foi assim ... no Pico !!


Estávamos de novo na Ilha do Pico. Eu, minha mulher, filhos e desta vez com um amigo que no blog assina como JLR. Já devem ter passado uns bons 30 anos …
Em S. Roque do Pico, em casa do Ernesto e da Benilde e a bela Ilha para desfrutar…
Nesse dia, a Benilde tinha alguma disponibilidade e comigo e com JRL, foi mostrar-nos de carro, um pouco da montanha … Até onde o carro podia chegar …
A paisagem e a vista (eram para aí 9 ou 10 h dessa manhã cheia de Sol) era já espectacular … Via-se a Madalena, a cidade da Horta do outro lado do canal. Muito mar e para Norte também se vislumbrava a ilha de S.Jorge …

Lá de cima, com este dia, até se vê a Terceira !! dizia a Benilde, uma Beirã que aprendeu depressa a ser da Ilha e já conhecedora dos seus segredos e seus encantos …
Soaram tais palavras como um desafio !! E se fossemos ver?
Eh pá, somos capazes? Conseguimos lá chegar? Quanto tempo levamos ?
Benilde, moça jovem, leve e sempre cheia de energia (como ainda hoje) ria-se e dizia : É um pulinho, já lá fui muitas vezes, vai-se bem ….
Bora!!! Se for muito difícil, voltamos …


Assim, Benilde à frente, (conhecia os bons caminhos), iniciámos a caminhada …
Sem comida, sem água, e apenas de peito aberto à montanha !!!
Umas vezes mais depressa, outras mais devagar, com paragens para admirar o mais mar que o horizonte nos mostrava, Benilde, JLR e eu, lá íamos …
Devíamos ter trazido água !!! Lá em cima há, dizia Benilde, sabedora e incentivadora !!
Rio-me agora ao relembrar, que avistámos a descer uns colegas “alpinistas”. Ao com eles nos cruzarmos, que bem que nos soube a água que nos deram !!!!
Bem mais fortes, ala para cima, que se faz tarde … (se calhar chegamos tarde ao almoço !!!)


Sei que chegámos… trepámos os bordos da cratera, e descemos para ela … Não imaginávamos o seu tamanho e admirámos o Pico Pequeno que se elevava á nossa frente e que é o ponto mais alto de Portugal!!! A temperatura tinha descido muito, encontrámos água condensada em vários pontos nosburacos da rocha. Foi beber , fresquinha , fresquinha …
Foi então o tempo de contemplar… Só visto e sentido ! São momentos que ficam para sempre guardados na nossa memória! Tão pequeninos, tão altos e rodando 360 graus, só mar … Tanto mar e lá vimos a Terceira, como dizia a Benilde!


Eu ( e JLR seguramente) ainda hoje dizemos: Obrigado Benilde, pelos momentos que nesse dia pudemos desfrutar!!! Um dia, para nós, único na vida!!
Perde-se a noção das horas, tal o fascínio dos momentos que vivíamos!!


Vamos embora que já é tarde, e ninguém sabe da gente!!!
Palavras sábias, que nos fez apressar…
Mas descer, meus amigos …. É às vezes mais complicado que subir… Se escorregas, onde vais parar??!! E tens que ir sempre a travar !!!


Eu tenho é fome!!
De facto, com muita fome chegámos ao carro!!! E as perninhas um pouco doridas!!
Que belas imperiais e que belos pregos comemos num café na Madalena!!!
Seguramente os melhores da minha vida!! Parece que os estou a ver !!!


Quando chegamos a casa quase ao fim do dia … iam batendo na gente!!! Com razão … mas ainda não havia telemóveis …. Outros tempos ..!!
Estas fotos trouxeram recordações …
Qualquer dia …. volto !!!!

3 comentários:

Ernesto Ferreira disse...

Pois é, meu caro amigo, já lá vão mais de trinta (a rondar os 35???!) é a dura realidade, mas aqui estamos de novo à vossa espera. Seguramente que não para ir ao cimo da Magnífica Montanha, mas para a comtemplar de perto e de longe e por todos os lados, quem sabe sentado numa esplanada com um bom prato de lapas grelhadas, cavaco (o do mar!), etc, etc,...E a menina Luisa que desta vez tenha melhor sorte e não escorregue nos limos da costa. É que agora a recuperação seria muito mais lenta. Vá lá, deixem lá esses múltiplos afazeres e metam-se por aí abaixo. Já sabem onde abrigar as orelhas. Aqui tb há caça e caçadores a sério, isto é, daqueles que apanham mesmo coelhos, perdizes, etc...e tb há quem cozinhe! Bem sei que não é fácil competir nesta matéria com o meu bom amigo Mouzas, mas tb podemos arranjar a cozinha para que nos demonstres mais uma vez quão bem a utilizas.
Grande abraço. Ernesto.
P.S. últimas análises (de hoje) tudo OK!

JLR disse...

Foi uma aventura que hoje pareceria irresponsável.
Mas naquela altura, parecia que, visto da base da montanha, bastaria uma hora para a subir. Por isso, às 10 da manhã parecia uma boa hora para iniciar a subida a tempo de ainda vir almoçar a casa. Parecia...
Na realidade foram 3 horas sempre a subir rampas de 30 a 45º, sem água nem comida. Valeu-nos um casal de holandeses que tinha dormido lá no alto, no seu equipamento completo de montanhistas, que connosco cruzou mais ou menos a meio e que nos deu alguma água. Chegámos à cratera por volta da 1h da tarde, alimentámo-nos da fresquíssima água da chuva e do relento que se acumulava numa lage côncava, subimos ao piquinho(mais 100m quase a pique)e iniciámos a descida às 2 da tarde. Depois de muito escorregar a descer a montanha e de terem aparecido uns ameaços de nevoeiro, lá conseguimos regressar à base duas horas depois e à Madalena do Pico lá para as 5 da tarde quando finalmente se comeu alguma coisa. Não fazíamos quaquer ideia de que em 10 minutos se poderia ter fechado o nevoeiro, tornando impossível caminhar na montanha (estávamos em meados de Setembro). Há dias de sorte !

picaroto disse...

Ainda bem que a foto trouxe recordações e desejos de voltar á Ilha do Pico. Identifico-me como sendo o autor desta magnifica foto e deixo este site, onde poderá desfrutar de mais fotografias desta Ilha.
Um abraço desde a Ilha Montanha.
Rui Silva

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.132331499449.101940.603744449