sábado, 26 de junho de 2010

Sopa de beldroegas ... (rica)

O prometido é devido, e nada melhor para deixar a bola ...



"BELDROEGA (Portulaca oleracea, L.). Pertence à família das Portulacáceas e é uma planta de pequeno porte, de caules suculentos e folhas glabras, lineares. Vegetal que contém elevada porcentagem de ácido salicílico, c cujas sementes combatem os vermes intestinais. É planta diuretica e estancadora de hemoptises." (é só... cultura)



Lembro-me bem, no Alentejo, era eu criança, de apanhar belgroegas junto aos regos de rega do milho...
Lembro-me bem da sopa (rica) da minha avó, e que eu vou recriando e saboreando ....


Assim, arranjam-se beldroegas ...2 molhos (utilizar só as folhas).


Ter à mão:
Toucinho, Azeite, 2 cabeças de alhos, louro, coentros, pimenta em grão, 2 cravinhos, queijo (meio curado), batatas em rodelas finas, ovos, pão caseiro (de ontem).
1. Frite 2 fatias de toucinho de porco preto.
2. Retire o toucinho e reserve.
3. Junte azeite à gordura do toucinho, e já quente junte os alhos com casca, folha de louro, cravinhos, ramo de coentros, e pimenta en grão.
4. Escorra as folhas das beldroegas e junte.
5. Envolva no azeite e deixe ir cozinhando.
6. Vá juntando água aos poucos.
7. Junte o queijo cortado aos bocados e as batatas em rodelas.
8. Deixe cozer
9. Quando as batatas estiverem cozidas, escalfe 1 ovo por pessoa, espaçados no tacho.
10. Veja se o caldo é suficiente para embeber 2 ou 3 fatias de pão que colocarão em cada prato.
11. Corrija o sal e junte as fatias de toucinho frito.

O aspecto será optimo e o sabor divinal ....
Cada prato deverá ter o ovo, o queijo e alhos ...
Experimente e diga qualquer coisinha ....

Promessa cumprida ....

1 comentário:

Anónimo disse...

Pagador de promessas!
mais uma cumprida. È assim que
cada vêz eu começo a gostar mais
cá do nosso "cozinheiro" e que
belas receitas ele sabe...
são dos tempos da vóvó mas são
as melhores... aconselho a espe-
rimentarem! depois logo comentam
eu fico de espreita até que outra
receita seja tirada do baú.