quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dr. Luis Gordinho Moreira

Permitam-me, a propósito do lamentável acontecimento abaixo descrito, recordar e transcrever a parte de um artigo publicado no "Diário do Sul-Algarve"em 18 de Julho de 2001, da autoria do Sociólogo João Vasco Resende, sob o título de " PERSONALIDADES ESQUECIDAS":
"É do senso comum as falhas das autarquias no nosso País e por esse mundo fora, ainda que algumas dessas lacunas sejam irremediáveis, outras há que têm solução de pouca dificuldade.
As falhas existentes na cidade de Faro ao nível toponímico, isto é, das ruas e respectivos "padroeiros" é deveras gritante; senão como é que se admite que personalidades como Fernando Pessoa, o Marquês de Pombal, António Aleixo, o Dr. Luis Gordinho Moreira, o "Remexido", entre tantos outros tenham sido votados ao esquecimento pelas diversas autarquias da nossa cidade?!
..............
O Dr. Luis Gordinho Moreira, que como Presidente da Câmara Municipal de Faro na década de 60 teve acções de se louvar, tais como a garantia que o Aeroporto Internacional viesse para Faro e não Portimão ou Monte Gordo, o Dr, Luis Moreira que era natural de Silves!
O episódio do processo da atribuição do aeroporto é deveras curioso, pois o Dr. Moreira passou duas noites junto à porta do do gabinete do ministro da tutela das Obras Públicas e de lá não saíu enquanto não tivesse a garantia de que o aeroporto viesse para Faro;
conseguiu também que o Estádio de S. Luis tivesse iluminação eléctrica, possibilitando que determinados jogos de futebol, tanto do Farense como da selecção nacional lá se realizassem à noite, assim como outros eventos, desde espectáculos musicais e cerimónias militares;
o Dr. Moreira entre outras nobres acções mereceria não uma rua mas talvez uma avenida ou uma praça. Isto apesar de junto à bancada sul do Estádio de S. Luis se encontrar um degradado e ofuscado monumento em homenagem ao Dr. Moreira.
O papel deste grande e bom homem como presidente do município fará na minha opinião, corar de vergonha e inépcia, alguns dos recentes presidentes que na máxima cadeira da autarquia se sentaram nos últimos anos.
Outras faltas existem, ......... "
Por estas e outras, é que há poucos meses, e por noticias que poderiam dar para breve modificações profundas para o espaço do Estádio, as Filhas do Dr. Luis Gordinho Moreira, em reunião marcada com o Sr. Presidente da Câmara de Faro do anterior mandato, lhe foram dar conta da sua preocupação com o que se iria passar com o busto que estava no Estádio, e que agora foi destruído.
Foi tomada, suponho, boa nota e também, em boa verdade se falou em toponímica da cidade!
Espera a familia e a memória da cidade, que as Instituições possam cumprir e que apesar de caminhos enviesados, o empenho e o bem fazer, tenha caminho para a justiça de que a memória do Dr. Luis Gordinho Moreira é merecedora.

2 comentários:

Pedrocas do Rio disse...

Caro David

Grande abraço e cumprimentos a todos.
Acompanho o teu Blog, há uns tempos,e quero-te dizer que, fundamentalmente aprecio a parte gastronómica... Experimentei a " tua " Raia Alhada, embora com outro peixe, e também ficou uma delícia...
Sobre este lamentável episódio de depredação da memória de quem "deu" ao Farense um estádio, deveria, por parte do Clube ( se ainda existe, e tem directores... ), outra posição, outras medidas e a reposição rápida da memória de quem, se goste ou não, fez história nessa cidade.
Grande abraço. Dá nticias !
Pedro

Temos que Conversar disse...

Olá Pedro!!
Foi uma boa surpresa!
Como vai isso por essa "cidade maravilhosa"?
Cá pela aldeia,como vês, isto não tem melhoras!
Vamos ver, se perante tão lamentável acontecimento se consegue algo que dignifique a cidade:

o blog, foi brincadeira, mas não é mau para um "reformado" em boa hora!!!

Um abraço