terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Dr. Luis Gordinho Moreira


Vandalismo á solta, em Faro.

O Dr. Luis Gordinho Moreira, foi Presidente da Câmara de Faro, e nas paredes do Estádio S.Luis, uma placa em mármore com o seu busto em bronze, perpetuava a homenagem que lhe foi prestada pelo S.C. Farense, no ano em que o Estádio foi adquirido pela Câmara a particulares e posto à disposição do clube da cidade.
Tal testemunho, foi partido e o seu busto, por ser de bronze, roubado, para possivelmente render alguns euros...
O Dr. Luis Gordinho Moreira, era meu sogro, e suas filhas, netos e bisnetos, tinham ali uma recordação pública que visitavam e sempre se habituaram a ir por ela zelando.
Mas, para além desta declaração de interesse, o crime praticado é, tem que ser, uma afronta ao Clube da Cidade e à Câmara Municipal de Faro.
A sua familia, espera das Instituições uma atitude e uma actuação digna e empenhada na salvaguarda da memória de um Homem que serviu com empenho a Cidade de Faro.
Publicada no blogue "Temos que Conversar"em 18 de Novembro 2009



A familia tendo dado conhecimento ao clube e à autarquia, tem esperado que seja reposta a "salvaguarda da memória".

Informamos que recebemos em 20 de Fevereiro o seguinte email da Câmara Municipal de Faro:

No seguimento da participação efectuada via e-mail, na Câmara Municipal de Faro em 16 de Novembro de 2009, informamos que o assunto mereceu a nossa melhor atenção.

Assim, informa-se V. Exa., que de acordo com informação prestada pelo Gabinete de Projectos Municipais, e dada a dificuldade de se reconstituir a memória homenageando o antigo Presidente da Câmara de Faro, Luis Gordinho Moreira, que se encontrava aplicada na fachada principal do Estádio de S. Luis, a Câmara Municipal de Faro apresentará à futura Comissão Municipal de Toponímia uma proposta para atribuição a um dos novos arruamentos da cidade, o topónimo Luis Gordinho Moreira , antigo Presidente da Câmara Municipal de Faro.

Aproveitamos ainda a oportunidade para agradecer o envio do e-mail e informar que estamos ao Vosso inteiro dispor para os esclarecimentos suplementares julgados por convenientes.

Com os melhores cumprimentos
,
A Vereadora do Planeamento Urbano,
Equipamentos Municipais e Infraestruturas
Aguardaremos quando, como e onde virá a ter concretização o compromisso autárquico anunciado.

Sem comentários: