segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cataplana... marisco e lombinho !!!

Esta, foi assim :
Material:
Amêijoas, camarões, patas de sapateira, lombo de porco…Cebola, alho, cogumelos, picles, pimento verde, pimentos morrones, massa de pimentão, tomate maduro, concentrado de tomate, malagueta, vinho branco, vinho do porto, azeite, coentros, limão.
Modo:
1 - Corte o lombo aos bocados e tempere com sal, alhos esborrachados, massa de pimentão e um pouco de vinho branco. Deixe a marinar.
2 –Corte cebola às rodelas finas, alhos cortados finos, pimentos verdes ás tiras, malagueta e sal
3 - Escorra a carne e frite-a em azeite. Retire a carne e nesse tacho deixe refogar o que está no ponto 2. Possivelmente terá que juntar um pouco mais de azeite. Você verá !! Junte depois os cogumelos e deixe cozinhar mais um pouco e junte a marinada da carne. Reserve.
4 - Pique coentros e deixe outra parte em raminhos.
5 - Na cataplana coloque em camadas o material que preparou, mais o marisco e vá regando com o molho da fritura. Deve colocar amêijoas no fundo da cataplana, e entre camadas espalhe coentros picados, rodelas de tomate maduro, um pouco de concentrado de tomate, picles, morrones e umas gotas de limão.
6 – Depois da última camada, ponha os raminhos de coentros por cima e regue tudo com um pouco de azeite e depois um pouco de vinho do porto.
7 – Feche a cataplana e ponha ao lume. Primeiro com o lume mais forte e depois baixe.
8 – Não abra a cataplana e calcule o tempo suficiente para que o tomate cozinhe …

Nota. Se usar as patas de sapateira, com um martelo de cozinha, dê-lhe uns “toques”, para depois as comer nas calmas … sem “javardices” !!!!!
Bom … proveito!!!
Está cumprida a promessa !!

Sem comentários: