sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Na praça !!


É a minha …”praia” matinal …
Ao longo da história, na aldeia na vila ou na cidade, o mercado é um genuíno ponto de encontro.
Não só de compradores e vendedores.
Encontramos o cheiro da terra e do mar, amigos e conhecidos, as novidades do dia, o desfile social que convenhamos muito se democratizou … Já não se vê a senhora com a criada atrás, e as bancas são disso um símbolo bem marcante. A corvina, o cherne e o linguado ali estão com a petinga, o charro e a cavala …
Ia, para comprar um panito, que chega todos os dias de Castro Verde.

Passei para o mar, visita obrigatória de pescador …
Conheço quase todos os “peixeiros”, embora fale mais com os que são do Benfica !!!
Um deles disse-me:
Estes, são de hoje!!! apontando para uns choquinhos pequenos …
A mulher tinha-me dito que tinha almoço, mas … apeteceu-me !!
Lembrei-me da Ilha de Tavira, embora lá seja eu … que os apanha !!!
Com os choquinhos e o pão, disse para mim… o melhor é levar uns coentros frescos e uns bons alhos …
Daí vem o momento …
D. Antónia, preciso de uns alhos bons … Deu-me a réstia que lhes mostro …
São 7 € …
Eh! D. Antónia … Um conto e quatrocentos ????
Veja lá Sr. Eng. Isso dava para comprar uma canasta cheia e ainda sobrava dinheiro …
Coisas do … Euro !!!
Pois é digo eu …
Mas, para si os coentros continuam a ser de borla …


Até amanhã D. Antónia !!!! Belos alhos !!!

Sem comentários: