domingo, 16 de agosto de 2009

Ilha de Tavira

"Segundo a empresa de guias turísticos Lonely Planet, a praia das Cascas, mais conhecida como Ilha de Tavira, está entre as dez melhores praia do Mundo para viajar com crianças.



“Na ponta Leste da costa Sul portuguesa, esta cidade calma tem uma magnífica praia que se estende por várias milhas. E, o melhor de tudo, é que se apanha um barco para lá chegar”, diz a Lonely Planet sobre a praia.

Segundo o Jornal de Negócios, citando a Reuters, o guia “Viajar com crianças” apresenta dez praias com as condições mais apropriadas para levar crianças e na lista constam praias em sítios como Sardenha, em Itália, e Cottesloe e Noosa, na Austrália. ... "



Há muitos anos que venho com os meus filhos e agora com os meus netos para a Ilha de Tavira.
De facto, as condições naturais deste "paraíso" do Algarve merecem tal destaque.

Uma praia de Ria, junto a uma mata de pinhal e acácias, única em todas as ilhas barreira, uma praia de costa a perder de vista, um parque de campismo bafejado com a referida mata e sem carros ...
Pena é que os poderes instituídos, nada tenham feito para a distinguir, para a qualificar e para a desenvolver no quadro das boas práticas ambientais e ecológicas a que uma ilha barreira tem que seguir!
Há anos, nada se fez! para além do esforço de concessionários de diversos espaços.
Os acessos, os transportes, ( julho e agosto é um caos), os cais fixos cada vez mais enferrujados, as escadas para a ria cada vez mais podres e partidas, sem condições algumas para deficientes, sem sanitários públicos, sem parques infantis capazes ( apenas um escorrega e um baloiço dentro do parque de campismo), com uma barra (que bonito passeio!) cheia de pedras e buracos (perigosos), sem iluminação decente e com metade dos poucos candeeiros fundidos!! etc etc.




Para completar, entendeu o Presidente da Câmara fechar a Ilha à meia-noite!

Já tinha comentado tal absurdo! Esplanadas e restaurantes cheios e clientes intimados a sair, pois tudo tem que fechar à meia-noite, em noites calorosas de Agosto!! Correr com as famílias e transformar a ilha em deserto escuro para os "botelhões"!!

A Ilha de Tavira, precisa de quem a perceba e precisa de ajuda!!

Precisa de interromper o ciclo de degradação em que se encontra há anos. Precisa de uma nova politica! E queremos os nossos camaleões de volta ....

Sem comentários: