terça-feira, 18 de agosto de 2009

Os tais " bifinhos de atum" !!

Sou do tempo em que no Algarve havia várias armações (http://digfish.mine.nu/sampage/index.php?seccao=pesca) para a captura do atum!!
Ainda como "Imediato do N.R.P. Bicuda", ( que saudosos tempos ) participei na marcação de algumas!A propósito da "Bicuda", irei em breve colocar aqui "recordações"!
Mas voltando ao atum.... Sempre gostei muito de atum! Ainda recordo, no Alentejo, era eu menino e moço, de meu avô, quando ía a Ponte de Sor trazer barricas com atum em salmoura, que depois de demolhado, era cozido com batatas... Delícia!
Como me tornei marinheiro e homem do mar no Algarve, então nunca mais deixei de ir comendo por aí os belos bifes de cebolada!!
Também, com o passar dos tempos, fui constatando que por esses e muitos restaurantes, cada vez os faziam pior...!! (secos, desenxabidos, uns farripos de cebola e batata frita congelada ... irra!)
Passei então a fazer uns bifinhos de atum em casa e "à minha maneira"
Vá lá, porque foi a pedido aqui, num comentário, por Sra. Engenheira que muito os apreciou...
1º- Bifes de atum, cortados finos, temperados com sal e limão.
2º- Frigideira grande, com azeite pouco e bem quente. Frite os bifes, retire-os e guarde
3º- No azeite da fritura, muita cebola, às rodelas finas, alhos, louro, piri-piri, pimenta e coentros.
Juntar mais azeite de acordo com o volume de cebola. Isto das quantidades
é uma gaita!!! A cebola tem que ficar muito bem passada!!! e sal na cebola!
4º- Ao molho obtido, com um aspecto cremoso, dê um toque de mostarda, e vinho do Porto.
5º- Vá buscar os bifes, e envolva-os com carinho no molho, e cobertos de cebola.
Acompanhe como quiser... menos com batata frita congelada!!!! Beba muito e bem! cerveja Não!!
Bom proveito. Se experimentar diga .....

6 comentários:

alfadecentauro disse...

finalmente a rubrica culinária parece começar a ter regularidade!hehehe...aguardo com expectativa a receita das migas...bem como doutras claro ... vou experimentar os bifinhos ...
um abraço...

beta disse...

Aqui de engenheirA para engenheirO: aqueles bifinhos tavam qualquer coisa!!
Obrigada pelo post!

Anónimo disse...

LP
Querido amigo
Agora sim, falamos de coisas interessantes. Tal como a EngenheirA, a mãe da mesma, também agradece.
Creio ser uma rúbrica a manter, tem pernas para andar.
Parabém pelos bifinhos e por tantos outros pratos deliciosos que só tu sabes fazer.
Beijo
LP

antonio boronha disse...

David,
Foda-se...deixaste-me cheio de água na boca!
Tou aí sexta-feira.
Abraço

flower disse...

David,

e eu também me posso apresentar na sexta-feira?

Pelo exposto parece-me um verdadeiro pitéu!

Beijinhos

Temos que Conversar disse...

Sim, meus meninos!!

Passem pela praça, comprem os bifinhos e deixem o resto comigo!!