quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Os navios da minha "guerra" ( IV ) ...

NRP BICUDA ( P 596 )

CLASSE AZEVIA ... veja aqui

Terminados os exercícios da NATO, onde vivi momentos inolvidáveis de manobras navais em cenários de guerra com navios, submarinos e aviação de 5 paises que integraram as forças amigas e inimigas e onde vi e senti mar "a sério" principalmente no Golfe da Biscaia, regressámos ao Alfeite para marecido descanso...

Não tinham passado 15 dias, chamaram-me à ponte onde estava o Comandante que me disse:

Com que então ...pró Algarve !!? Agradeceu-me a colaboração prestada nestes cerca de dois meses e meio ... Foi colocado como Imediato da Bicuda ... em Faro !!!

Ainda por cá estou ... já lá vão mais de 40 anos !

A Bicuda ... foi o meu "navio" que recordo com saudade ! Fiscalização de Costa ... desde V.R. de Sto António até á Arrifana ! Tantas milhas ... tantas histórias !!

5 comentários:

Bernardino Sena disse...

Também prestei serviço no NRP Bicuda como Mar. F (CM),entre 26/1/71 e 2/2/72 quando parti para a Guiné. Boas recordações dum velho navio dos anos 30.Os Cmdt`s da altura foram os 1º Ten. Luis Manuel de Medeiros Ferreira e Hermenegildo Duarte Lourenço dois excelentes oficiais, lamentávelmente não me recordo do nome dos imediatos. Se as guarnições,de hoje, dos navios da nossa Armada tivessem a noção do que era,para as praças, dormir em macas e na trincheira, saberiam o que era bom!.............. Ainda bem que tudo evoluiu no sentido da modernidade e do conforto a bordo. Sou possuidor de fotos da guarnição da altura.
Cordiais cumprimentos
Bernardino Sena
antigo Mar. F 1/70
PS Vide blog http://nrpargos.blogspot.com

Temos que Conversar disse...

Foi com grande surpresa que recebi o teu comentário! e que grande alegria me deste! Ao ver a tua foto dos teus tempos da Argus, devo dizer-te que me lembrei bem de ti na Bicuda!
Pois é já lá vão quase 40 anos!!
David Manuel Catela Pais Mousinho, era o Imediato. Estava lá quando chegaste e quando partiste!
Eu estou em Faro, e julgo que vives em Portimão.
temos que nos encontrar um dia destes.
mail: mousinho@netcabo.pt
telef: 919588553

Um abraço
D.M.

Diogo U. disse...

Boas Noites,

Ao ver este artigo, lembrei-me do meu Avô que foi Comandante do NRP Bicuda se não me engano, chamava-se Victor Sancho de Sousa Uva, foi Chefe da Capitania de Faro durante muitos anos e teve outros papéis importantes na Defesa Nacional por esta altura...

Abraço,
Diogo Sousa Uva

Unknown disse...

Bom dia, sou o filho da escola 1086/72 MAR R .Prestei serviço na ultima comição da Bicuda 1975-1976. Onde andam os os companheiros dessa altura?

Manuel Moço disse...

Tambem estive na bicuda entre junho de1971 e setembro de 1972, era o Moço da tocha da RM ,fiz em Faro a disciplina de fisica,acabei o restante tempo militar na Marinha Mercante,continuei a estudar,tirei Eng.Mec.e acabei o meu percurso profissional como resp.da manut.geral da fabrica da Lactogal na Tocha.Recordo nomes como Sena,Joaquim,Gonçalves,com.Medeiros Ferreira ,Lourenço etc.Tambem tenho algumas fotos.
Cumprimentos
Manuel Moço