segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Os navios da minha "guerra" ( V ) ...

NRP CRUZEIRO DO SUL ( A 5201 )


NRP Cruzeiro do Sul ... veja aqui.
Tudo indicava que acabaria o meu seviço militar ... a bordo da Bicuda !
Mas há, de vez em quando, situações que nos trocam as voltas ... Estaria a 4 ou 5 meses de regressar à vida civil...
Os meus encontros com os arrastões do Almirante Tenreiro ( patrão das pescas e guardião do Estado Novo...) que teimavam em arrastar em áreas proibidas ... acabou em grande reboliço !!!
Dois arrastões apreendidos da 1ªvez, (e libertos sem qualquer penalização... coisas daqueles tempos ... 1972) e três arrastões da 2ª vez ...
Se me safei da 1ª não escapei da 2ª!!! Mas, a marinha de guerra lá protegeu o seu "jovem oficial"!!!! Primeiro, exonerou-o do cargo e ordem de marcha... da Bicuda. Depois nomeou-o Comandante do NRP Cruzeiro do Sul !!!
Foram assim, ... os meus dias de glória ...
Cheguei assim a comandante ... para os últimos meses . Ainda a tempo de umas missões hidrográficas nas águas de Sezimbra e das Berlengas ...
E assim acabei " a minha guerra", sempre embarcado... e sempre no mar ...
Todos os navios por onde passei, foram uma boa escola de vida e de muitos e bons camaradas !!

Sem comentários: